Curso de maquiador no Senac: o que eu achei

Oi gente, tudo bem?

Como eu prometi, esse é o segundo post falando sobre o curso de maquiador do Senac, só que de uma forma mais pessoal. O primeiro post foi mais objetivo, contando sobre como funciona o curso e como fazer a inscrição. Agora vou falar um pouco mais sobre minha experiência pessoal e contar se valeu a pena fazer esse curso, ou seja, não é uma verdade absoluta e pode ter gente que vai discordar, ok?

Começo dizendo que os métodos de ensino no Senac dependem muito do professor e não só da instituição, então acho que se eu tivesse outro professor as coisas poderiam ter sido totalmente diferentes. Porém já vi muita gente falando sobre outras unidades do Senac e, geralmente, as opiniões são bem parecidas com a minha.

Eu já tinha um conhecimento básico de maquiagem, já me maquiava relativamente bem e já conhecia algumas técnicas. O que me faltava era a prática de maquiar outras pessoas com peles e traços diferentes dos meus e essa oportunidade o Senac me deu, mas creio que basicamente foi só isso. Pra mim o curso não foi intensivo o suficiente pra aprimorar técnicas e aprender muitas coisas novas, sabe? Tem gente que entrou comigo no curso sem noção nenhuma de como maquiar e saiu com um aprendizado bem básico.

Comparando com outras boas escolas de maquiagem (como a Madre ou o Liceu de Maquiagem), o Senac é o que possui a carga horária mais alta: 160 horas. Isso é ótimo pra quem quer tirar o DRT, que é o registro do SATED – Sindicato dos Artistas Técnicos em Espetáculos e Diversões e que exige um curso de, no mínimo, 160 horas.

Na minha opinião, o conteúdo que a gente viu poderia ter sido passado mais rapidamente e em algumas aulas a gente apenas “encheu linguiça”, então no final as 160 horas não foram tão bem aproveitadas., sabe?

Já ouvi falar (mas não sei se é verdade) que muitos alunos da Madre ou do Liceu de Maquiagem já saem com uma posição melhor no mercado de trabalho, fazem contatos e recebem indicações de professores . Isso no Senac não existe. Procurar um trabalho como maquiador é um problema totalmente seu.

IMG_7432

A vantagem do Senac é o preço. O curso de maquiador profissional é mais barato do que nas escolas que eu já falei e a carga horária é maior, então não é necessário fazer nenhum outro curso para complementar as horas e poder tirar o DRT.

Conclusão: vale a pena fazer o curso do Senac se você já tem domínio das técnicas e precisa apenas do diploma. Caso contrário, se você precisa realmente aprender as técnicas, eu indico escolas como a Madre ou o Liceu de Maquiagem.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, por favor, me deixe nos comentários.

Um beijo

Assinatura

Anúncios

6 comentários sobre “Curso de maquiador no Senac: o que eu achei

  1. Tamires disse:

    Estou o dia todo pesquisando e vi sobre os 3 cursos a única pessoa que foi totalmente precisa na resposta foi vc… Muito obrigada pelas dicas.. Gostaria de saber entrei o madre e o Eliseu qual vc indica?

    Curtir

  2. Rafaela disse:

    Olá Luana….

    Final de Junho me formei como maquiadora pelo senac e tive a mesma impressão que você sobre o curso…. Aulas de muito blablabla e aulas que precisavam de mais explicação e tempo, foram corridas!!! Como já havia feito outros cursos no senac, sabia que algo deixariam a desejar… acho que é falha da instituição!! Mas não deixo de concordar com você que a didática do professor influencia muito no nosso aprendizado!!! Parabéns pela sinceridade de mostrar o seu ponto de vista sobre o curso…. Até mesmo porque, muitas pessoas falam que gostaram, mas deixam de relatar a realidade!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s