Como decorar um apartamento em estilo contemporâneo

Oi gente, tudo bem?

Eu adoro decoração e eu estou tentando abordar cada vez mais esse tema aqui no blog porque eu sei que vocês também gostam. Maaaas, como não sou nenhuma especialista, vou precisar de uma ajudinha em alguns posts. 😛

O de hoje foi feito em parceria com o Rogério Fonseca, da Tibério Construtora e traz várias dicas de um  especialista em decoração de apartamentos. E o tema de hoje é: como decorar um apartamento em estilo contemporâneo.

O estilo contemporâneo é aquele que segue as tendências atuais. Suas principais características são o uso de poucos elementos e a simplicidade na composição, o que dá um ar de leveza e elegância para os ambientes. Por ter essa essência minimalista, a decoração contemporânea é ideal para quem mora em um espaço compacto, já que valoriza o aproveitamento dos espaços e ajuda a transmitir a sensação de amplitude que tanto queremos.

CORES

As cores mais usadas nesse estilo contemporâneo e que ajudam a compor esse visual natural são claras e neutras. Branco, cinza e fendi são as mais comuns e geralmente estão representadas em paredes ou no piso.

Embora o destaque seja a sobriedade, nada impede de usar tons chamativos e fugir do monocromático. O único cuidado que precisa ser tomado é não usá-las em excesso, mas podem ser usadas em pontos estratégicos para não tirar a característica de neutralidade da decoração contemporânea. Almofadas, tapetes e quadros são alguns detalhes que permitem o uso de cores fortes e que não ofuscam a base da decoração.

Imagem 1

COMBINE DIFERENTES ESTILOS

Misturar o contemporâneo com outras tendências também está liberado. Peças vintage (quadros, acessórios, pôsteres), rústicas (mesa ou bancada de madeira) ou que remetem ao industrial (adesivos que imitam um efeito de inacabado, por exemplo) são algumas referências que podem ser incorporadas ao estilo sem comprometer sua essência.

Imagem 2

PISO

Outra peça importante e que influencia muito na composição do ambiente é o piso. E como o contemporâneo é influenciado pela tecnologia, opte pelo que há de novo no mercado.

Hoje existem pisos fabricados com materiais sintéticos, como os vinilicos e laminados, e os de porcelanato. São mais resistentes em comparação com os modelos feitos de madeira natural, por exemplo, e transmitem a naturalidade necessária.

MÓVEIS

Já a mobília tem que ser minimalista e funcional – já que o estilo prioriza a organização dos espaços. Por isso, invista em móveis feitos sob medida para aproveitar o cômodo por completo.

Imagem 3

O BANHEIRO MERECE ATENÇÃO ESPECIAL

Esse tipo de visual pode ser adaptado para qualquer espaço do apartamento, e com o banheiro não é diferente. Nesse caso, ele não precisa necessariamente acompanhar a decoração dos demais ambientes, mas precisa estar uniforme – podendo ser temático, colorido ou até preto.

Imagem 4

Queria agradecer o Rogério Fonseca e a Tibério por todas as dicas. Adorei as inspirações!

Espero que vocês tenham gostado! 🙂

Um beijo

Imagens: construtora Tibério e eaivamosdecorar.com

Assinatura

Anúncios

4 comentários sobre “Como decorar um apartamento em estilo contemporâneo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s